Há vários anos, as pessoas vêm tentando me ligar para perguntar se ainda é uma boa ideia investir em imóveis nos Estados Unidos. Tenho comprado imóveis nos Estados Unidos há mais de 20 anos.
A compra de um imóvel nos Estados Unidos começou no final dos anos 80, quando me envolvi no desastre do empréstimo e da poupança. Foi quando o sistema bancário dos estados do sul estava falhando e tivemos até que fazer transações de compra e venda de imóveis sem qualquer sistema bancário, já que praticamente não havia bancos por perto.
Agora é como se houvesse crise bancária a cada 20 anos na América. Os preços caíram significativamente, às vezes 95 centavos por dólar, quando eu estava comprando propriedades. Podemos até comprar propriedades por 5 centavos de dólar! Havia até unidades residenciais que podíamos comprar por US $ 600 e alguns milhares de dólares por casa.
Pelo fato de os americanos estarem passando atualmente por uma grande crise bancária, muitos australianos estão apreensivos em aproveitar o mercado americano. Talvez você não precise se preocupar com esse problema se não for morar nos Estados Unidos.
No final dos anos 80, passei muito tempo com alguns australianos que estavam tentando salvar o que sobrou de sua capital, a capital que investiram nos EUA. E depois de 20 anos, estou fazendo de novo – ajudando australianos que perderam muito dinheiro, para sair dos Estados Unidos e ainda conseguirão ficar com o restante do capital que investiram.
As diferenças culturais americana e australiana
Por que você acha que isso aconteceu? Por que alguns australianos investem nos Estados Unidos e acabam se decepcionando? Mesmo se lermos cerca de 15% Imóveis de retorno – 25% de retorno. Vou examinar esse fato para você daqui a pouco. Mas antes disso, gostaria de voltar a analisar as diferenças entre a forma como os australianos fazem negócios e a forma como os americanos fazem negócios. A maior parte disso é descrita no livro, escrito na década de 1970, chamado “American and Australian Cultural Differences”.
No livro que Donald Trump escreveu, “The Art of the Deal”, ele simplesmente mencionou que não existe um ganha-ganha nos negócios. Sempre foi ‘Eu ganho e você perde’. Aqui está a primeira grande diferença: na Austrália, as pessoas vêm primeiro, depois o dinheiro vem em segundo lugar. Enquanto nos Estados Unidos é o contrário, os grandes negócios e as quantias chorudas vêm primeiro antes das pessoas. Isso não significa que os americanos sejam maus e nós somos bons, simplesmente temos uma cultura diferente. Além disso, nossas leis regentes se inclinam dessa forma.
Nossa cultura e mentalidade australiana se reflete em nosso sistema legal, um sistema que é compartilhado tanto com a lei legal quanto com a justiça equitativa. Uma vez que um juiz vê um contrato de que não gosta, ele pode anular o contrato, visto que de acordo com a lei equitativa, o que significa lei justa. Infelizmente, não é assim que funciona no campo de jogo americano. O verdadeiro negócio está sempre no pedaço de papel.